O Guia do Sushi
Tenha a liberdade de fazer sushi em casa toda vez que quiser matar seu desejo, gastando menos do que você imagina, com segurança e técnicas simples.
Eu sou
a Fê.
Tenho 36 anos e comecei a fazer sushi com 14 – em casa, como a maioria das pessoas. A diferença é que em 1997 a internet era discada, não tinha You Tube, não tinha Instagram, e o Google não existia nem em sonho.
Ou seja, meu início foi super penoso.
Levou anos – anos!– pra eu descobrir como fazer o corte do nigiri. Desperdicei muito peixe. Fiz dezenas de testes de molho su e servi muito arroz empapado para as pessoas. Muito mesmo.
E por diversas vezes eu estraguei o salmão passando limão porque achava que precisava desinfetar. Sem contar todos os rolinhos que não fechavam, as peças completamente tortas e a apresentação feia.
Eu era apaixonada por sushi, mas não tinha dinheiro pra comer fora – meus pais não tinham condição de levar a gente em restaurante, eu e meus irmãos.
Então por um lado havia uma paixão incontrolável por sushi, e por outro eu tinha dois problemas – falta de dinheiro pra comer e falta de conhecimento pra fazer.
A virada só foi acontecer em 2005, quando trabalhei no primeiro restaurante de sushi.
Minha mente explodiu.
Tudo o que eu busquei naqueles 8 anos estava bem ali, revelado na minha frente. Pela primeira vez eu estava fazendo sushi com a certeza de estar fazendo direito. Foi libertador.
E era só o começo. Fiz cursos, fiz bandejas pra vender, trabalhei com eventos e, em 2006, quase dez anos depois do meu início, eu comecei a ministrar meus próprios cursos.
Foi quando eu vi de perto outras pessoas tendo as mesmas dificuldades que eu tive. Nesse momento eu decidi: não quero que ninguém mais passe pelo que eu passei. Fazer sushi deve ser algo prazeroso, não difícil.
Então eu aperfeiçoei cada vez mais o meu método e minha didática. Resolvi disseminar todo o meu conhecimento pra ajudar as pessoas a fazerem sushi em casa, sem segredo nenhum.
E neste ano de 2019, logo após ter recebido o Certificado Internacional de Proficiência em Sushi, reconhecido pelo Governo Japonês, eu dei mais um grande passo: terminei de escrever meu livro: O GUIA DO SUSHI EM CASA. Foi um dos maiores feitos da minha vida.
Mas esse não é um livro só de receitas. O sushi exige da gente muito mais do que isso. Receita tem pela internet inteira. Pra fazer um bom sushi, melhor do que de restaurante, o mais importante são os detalhes: a marca do arroz, o tempo de descanso, o corte correto do peixe, a proporção de recheio, a dose de água nas mãos….
Ninguém gosta de arroz que desmancha no shoyu. E existem vários motivos pra isso acontecer. São pequenos detalhes que separam o sushi amador do sushi profissional, e fazem as pessoas implorarem pelo seu sushi.
Você vai sentir um orgulho tão grande do próprio sushi que não vai mais ter medo de convidar ninguém. Sabe por quê? Porque fazer sushi em casa é fácil. O problema é que nunca contaram pra você tudo o que eu conto no Guia.
O Guia do Sushi em Casa é tudo o que eu queria ter lido quando eu tava começando, 22 anos atrás.
O livro está dividido em 5 capítulos:
Capítulo 1:
Capítulo 3:
Capítulo 5:
Capítulo 2:
Capítulo 4:
Capítulo 1:
os ingredientes básicos do sushi tradicional
– O melhor arroz para sushi;
– Grão curto e grão longo;
– Os tipos de vinagre, de mirin e de shoyu;
– Como manter a alga crocante;
– Como escolher os melhores ingredientes para o sushi perfeito.
Mesmo que na sua cidade não venda produtos orientais, hoje em dia tem loja de confiança na internet e ainda que você diga que o frete é alto, compensa. Se você fizer uma boa compra, você vai passar meses sem gastar com restaurante. Quanto custa o frete? Um jantar pro casal?
Capítulo 2: peixes
– Técnicas de preparo mais comuns no Japão;
– Como escolher o peixe pra sushi;
– O que você pode fazer em casa pra conservar o salmão por mais tempo;
– Como manipular de forma segura , tomando os devidos cuidados com bactérias e parasitas;
– O que você deve ou não passar no salmão cru;
– Como congelar e descongelar;
– Armazenamento correto.
Capítulo 3:
utensílios
– O melhor tipo de panela;
– A faca ideal para sushi e sashimi;
– Os tipos de lâmina;
– O recipiente apropriado para temperar o arroz.
Aqui você vai ver que não precisa começar com coisa cara: não precisa ter uma faca cara, não precisa nem ter panela elétrica. Vou te mostrar como é possível começar com bem pouco, e coisas baratas.
Capítulo 4:
planejamento e organização
– Quais são os pulos do gato pra não atrasar o jantar?
– Quadro de horários;
– O que pode ser feito com antecedência e no dia anterior?
– Como conservar o arroz e os sushis até a hora de servir?
– Dicas para montar a área de trabalho e manter a cozinha em ordem.
Não adianta eu te mostrar como fazer sushi se eu não te ensinar como planejar e organizar. Isso vai muito além de receitas.
Capítulo 5:
como fazer sushi
– Arroz pra sushi, no estilo kanto e no estilo kansai;
– Limpeza do filé de salmão: o método super fácil e totalmente higiênico pra separar as partes corretamente e ter o melhor aproveitamento.
– Como fazer hosomaki de salmão e uramaki filadélfia com as quantidades corretas de peixe e arroz;
– Como fazer os cortes pra sashimi e nigiri de salmão;
– Como fazer o empratamento, com a decoração clássica de nabo e leque de pepino, de um jeito tão simples e bonito que você nem vai acreditar.
Se eu pudesse resumir o Guia do Sushi em Casa em três palavras, seriam essas: amor, técnica e didática.
Quantas vezes você ficou com vergonha de servir um sushi ruim ou feio?
Quanto você já não gastou de arroz e peixe tentando fazer o sushi dos sonhos?
Quantas vezes você já não esperou virar o mês pra poder comer sushi fora?
Quantas vezes vc já não pagou caro pra comer pouco?
Quantas vezes gastou dinheiro com sushi ruim, e ficou até na dúvida se era seguro?
Está na hora de começar a contar a história do SEU sushi. Eu passei por tudo isso, dei a volta por cima e estou te dando a oportunidade de fazer o mesmo. Muitas pessoas também já fizeram. Esses são alguns depoimentos que recebi:
QUEM COMPROU, AMOU
@gastrolamor
“Se, em algum momento, eu achei que seria um livrinho de receitas simples, com certeza estava errada. Um livro completo, com todas as informações que precisamos procurar MUITO na internet para achar, todas juntas, e tão bem explicadas, em um só lugar. Superou todas as expectativas altas que eu tinha. E ainda com um toque de Fê, tudo de fácil compreensão e sem rodeios”.
@marcelyabusaki
“Quero agradecer pelas suas técnicas e receitas. Fiz um curso de sushiman em uma escola renomada no Brasil e não aprendi quase nada. Posso afirmar que tudo o que aprendi foi com você”.
@estelamarismor
“Você é uma ótima professora, aprendi tudo com você e fiquei muito feliz por ter aprendido. Me sinto uma MasterChef”.
@victor0machado
“As dicas que você dá são sensacionais! Resolvi aproveitar o dia dos namorados e me aventurar um pouco. Ficou ótimo”.
@ ingridgago
“Já fiz sushi algumas vezes e com certeza suas receitas foram as melhores, tanto no tempero quanto na forma de ensinar. Você é ótima”.
Como ter acesso?
Como ter acesso ao Guia? Ele é 100% digital, você pode acessar do computador, tablet ou celular. São 193 páginas de conteúdo que será seu para o resto da vida depois que você fizer o download.
E quanto custa esse Guia?
Só o capítulo 5 já representa um curso inteiro. Dificilmente você pagaria menos de 300 reais pra aprender todo aquele conteúdo.
Se fosse fazer um curso só de manipulação de peixe e técnica de conservação com especialistas em segurança de pescados, que é o conteúdo do capítulo 2, você iria pagar mais uns 200 reais, tranquilamente.
A parte de organização e planejamento de sushi, do capítulo 4, você nem encontraria à venda. É fruto de anos de experiência fazendo e ensinando sushi em casa. O valor é imensurável.
Então somando tudo, você teria um investimento de, no mínimo, 500 reais. No mínimo.
E quanto você gasta pra jantar fora, num bom restaurante, para duas pessoas? Uns 150, 200 reais, não é verdade? Isso às vezes sem a bebida e sem os 10%.
Mas O Guia do Sushi em Casa está disponível pra você por R$79,00.
Por que tão barato? Porque eu realmente quero que você tenha acesso a esse conteúdo. Mas então por que não oferecer de graça? Porque eu já venho entregando conteúdo de qualidade e gratuito na internet há 10 anos. Pra todos que demonstram gratidão, esta é a oportunidade de retribuir.
E tem mais. No final do guia eu reservei 3 bônus pra você:
1) Pra te ajudar no orçamento e planejamento, eu criei as tabelas de medidas em gramas e ml, pra você não precisar ficar quebrando a cabeça.
2) Pra você conseguir fazer sushi todo dia sem gastar muito, eu criei a receita do tamagoyaki de microondas (omelete japonês), que é uma opção de sushi super barata e muito saborosa – à prova de qualquer desculpa.
3) o terceiro bônus é aquele que vai te salvar do desperdício ou da falta de peixe: a explicação detalhada de como calcular quantidades e valores de um jantar pequeno ou uma sushizada para 20 pessoas.
Com toda a sinceridade, eu nunca vi um conteúdo tão completo de sushi para iniciantes.
Agora é
com você
O caminho das pedras do sushi em casa está na sua frente. O resto vai acontecer na sua cozinha. Você vai se ver diante do próprio sushi e sentir um orgulho inacreditável. Foi começando assim que eu cheguei ao nível que eu sempre sonhei, e com você não precisa ser diferente!
Um super beijo da Fê 😉
fique por dentro
Assine nossa newsletter e receba e-mails sobre o assunto